Logo Maratona

Maratona de Programação 2018

15 de setembro de 2018
Universidade da Amazônia (UNAMA) é a sede regional de Belém-PA

Sobre o evento

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 22a. edição da Maratona. A Maratona se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona de Programação.

Times

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Problemas

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Veja 5 formas de praticar a programação

Ambiente

Cada equipe terá acesso a um computador com sistema operacional Linux e compiladores para as linguagens C, C++, Java e Python. O sistema BOCA será utilizado para a submissão e o julgamento das soluções.O BOCA é um software criado para controlar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da SBC. Através do BOCA a interação dos times com o sistema é feita usando um browser.

Datas e Horários

  • Até 23/07/2018: Último dia para pagamento de inscrição com maior valor de desconto! Clique para mais detalhes sobre a inscrição.
  • Até 24/08/2018: O coach (professor) deverá completar a inscrição dos times.
  • 15 de setembro (sábado) de 2018: Primeira Fase da XXIII Maratona de Programação.
  •      08:00: Credenciamento e entrega do material.
  •      09:00: Abertura do evento.
  •      10:00: Sessão de aquecimento.
  •      12:00: Almoço (no Campus).
  •      13:30: Todos devem voltar do Almoço!
  •      14:00: Competição.
  •      19:00: Encerramento, divulgação dos resultados e premiações.
  • 9 e 10 de Novembro de 2018: Final Brasileira da XXIII Maratona de Programação em Salvador.
Clique aqui para se inscrever

Local

Universidade da Amazônia (UNAMA) - Campus Alcindo Cacela
Av. Alcindo Cacela, 287 - Entre R. Bernal do Couto e R. Oliveira Belo - Umarizal, Belém - PA, 66065-219

Laboratório: (ainda será definido).


Organização

Diretor Local:
Profº Alan Souza

Organização:
Profº Rômulo Pinheiro
Profº Rodrigo Medeiros
Profº Rômulo Sousa

Logo Unama Logo Unama

Contato

Profº Rômulo Pinheiro: ccomputacao.alcindo{at}unama.br
Profº Alan Souza: alan.souza{at}unama.br
Profº Rodrigo Medeiros: rodrigomedeiros.professor{at}gmail.com